Confira 10 dicas para Criar Conteúdo de Qualidade

Confira 10 dicas para Criar Conteúdo de Qualidade

Confira 10 dicas para Criar Conteúdo de Qualidade

Não é mais novidade a importância da criação de conteúdo de qualidade para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Um conteúdo atrativo é o que atrai novos visitantes e garante o retorno dos visitantes antigos.

As dicas abaixo irão te auxiliar na produção de conteúdo qualificado para o seu site, redes sociais e outras ferramentas da sua estratégia de marketing digital.  

  • Anote as ideias: As ideias vão e vem a todo momento, ainda mais agora com o bombardeio de informações que recebemos diariamente. Para não deixar escapar sua ideia brilhante, anote sempre qualquer coisa que lhe venha a cabeça, mesmo as que parecem absurdas em um primeiro momento. Para isso, você pode utilizar o celular, tablet, computador ou até mesmo o bom e velho caderno de bolso. Não importa o meio, o importante é não perder a ideia.
  • Posicione-se: Tenha um posicionamento claro. Não fique em cima do muro, querendo agradar ou não desagradar o “lado A” e o “lado B”. Escolha o seu “lado” e tenha sua opinião definida, firme e embasada. Não precisa ser radical, apenas exponha seu ponto de vista e aceite a diversidade de ideias dos leitores.
  • Crie seu próprio método: Produza do seu jeito. Defina um método que você consiga produzir mais e melhor. Não precisa seguir padrões estabelecidos, estabeleça sua maneira mais fácil, criativa. Porém, se trabalhar em grupo, tente seguir as regras pré-determinadas, adaptando seu método ao do grupo.
  • Evite tentar responder a todos os por quês: Buscar todas as informações pertinentes, analisar todos os ângulos do contexto, ter respostas para todas as perguntas, pode até ser interessante, mas pode prejudicar a produção efetiva. Otimize o tempo, buscando sempre as informações relevantes e produzindo mais.
  • Seja antenado: Leia revistas, jornais, blogs, sites a respeito do assunto que deseja abordar. Mesmo que já domine o tema, busque sempre informações atualizadas.
  • Não COPIE: Reescreva, reformule, mude, mas não copie. Duplicidade de conteúdo é ilegal e os próprios sites de busca punem essa prática. Você pode utilizar textos como base para criar a sua versão, mas jamais publicar o texto dos outro sem dar o devido crédito.
  • Tenha periodicidade: Pesquise o tempo que seu público demora para consumir novas informações e estabeleça o intervalo para novas postagens. Na internet o tempo não corre, ele voa. Portanto, o ritmo de produção tem que ser condizente com o meio utilizado.
  • Consulte as pessoas: Apresente suas ideias para as pessoas mais próximas, busque as positivas e evite os negativistas de plantão. Discuta, peça a opinião a respeito do tema que deseja escrever. Absorva as críticas construtivas. Isso pode lhe poupar tempo e evitar que escreva sobre temas pouco relevantes para o seu público-alvo.
  • Interaja com as redes sociais: Mantenha-se conectado com seus leitores. Peça ajuda, pergunte sobre qual assunto eles gostariam que você escrevesse. Leia e responda os comentários. Você pode extrair boas ideias e informações dessa interatividade.
  • ESCREVA!!! Pode soar aparentemente redundante, mas é a única maneira de se começar a produzir algum conteúdo. Não esqueça, o aperfeiçoamento só vem do treinamento constante. Só escreve melhor, quem escreve sempre.

Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

Assistente de Marketing na Sigu Marketing Digital. Comunicóloga de formação, atua desde 2008 na área de marketing e afins.

Comentários: