Confira 4 erros que você não deve cometer no seu site

Confira 4 erros que você não deve cometer no seu site

Confira 4 erros que você não deve cometer no seu site

Dando uma olhada nas tendências de design para sites, verificamos que se faz necessário tomar alguns cuidados com certas falhas lamentáveis que ocorrem com frequência na web. Visando melhorar a experiência do usuário, listamos 4 dicas do que não fazer no seu site.

1 - Não use diversas fontes no seu site

O uso de múltiplas fontes na mesma página é uma péssima ideia. Utilizar este recurso acaba gerando muita confusão para os visitantes do site e atrapalha o fluxo natural de leitura que um bom site deve ter. As fontes não servem apenas para apresentar o texto do seu site – elas criam uma hierarquia, sendo responsáveis por boa parte da experiência de navegação do usuário.

Regras básicas: Não utilize mais de duas fontes diferentes numa mesma página, a não ser que o site seja bastante artístico. Utilize fontes oriundas do Google Fontes, isso facilita na renderização das fontes e na acessibilidade do seu site.

2 - Cuidado com a utilização de gradientes

Os gradientes são usados principalmente para criar uma fusão harmoniosa de cores no fundo de um site ou botões. O efeito fica bem bacana se utilizado de forma correta, sendo importante salientar que não temos nada contra o gradiente em si, mas sim com o uso incorreto dele. O que vemos em diversos sites é a utilização incorreta dos gradientes, acarretando em resultados negativos para a aparência do projeto. Atualmente é possível criar gradientes com facilidade utilizando css3, porém é de extrema importância o domínio da técnica para se obter resultados satisfatórios.

3 - Evite as texturas padrões

A utilização de texturas em sites é comum e normalmente diverte o visitante. No entanto, algumas texturas são tão comuns que se tornam clichês. Quantos sites você já visitou com um background de textura de papel amassado? Ou de madeira? Ao considerar a utilização de texturas no background do seu site, veja se você não está apenas repetindo algo que você viu em outro lugar. Além disso o uso incorreto de texturas acarretam num site que consome muita largura de banda da internet, trazendo uma experiência de acessibilidade frustrante para o usuário do seu site.

4 – Não utilize páginas de introdução

Uma página de introdução é criada para obter informações valiosas que melhorem a navegação do usuário, por exemplo a escolha do idioma ou localização do visitante para exibir informações personalizadas nas páginas. Uma página de introdução mal estruturada certamente diminuirá as taxas de conversão do seu site.

Cerca de 80% dos sites que utilizam uma página de introdução poderiam removê-las sem trazer prejuízos para a navegabilidade do site. Todo site deve minimizar o número de cliques necessários para que o visitante encontre determinada informação e facilitar a acessibilidade. Se você, por exemplo, tem uma página de introdução básica com um botão“Entrar” é bem provável que terá uma menor chance dos usuários visitarem o que importa no seu site.


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

Diretor de Arte e desenvolvedor front-end na Sigu.

Comentários: