Saiba como realizar Testes A/B e otimize os resultados das suas Landing Pages

Saiba como realizar Testes A/B e otimize os resultados das suas Landing Pages

Saiba como realizar Testes A/B e otimize os resultados das suas Landing Pages

Landing page ou página de destino  é uma estratégia do marketing digital que está sendo muito utilizada por empresas que buscam aumentar o número de conversões em um curto espaço de tempo.

Existem diversas ações que podem ajudar a otimizar uma landing page e o Teste A/B é uma delas. O Teste A/B é a forma mais simples de avaliar a efetividade de uma landing page e seus resultados em termos de conversões. Esse tipo de mensuração utiliza duas ou mais versões de uma landing page e as monitora durante um espaço de tempo suficiente para coletar um número relevante de dados, após este período é possível avaliar os resultados das versões da landing page e determinar qual a página que teve o melhor desempenho.

O Teste A/B é uma das ferramentas mais eficientes, pois não sofre influência de fatores externos. As variações são determinadas pela própria empresa e captura fatos consolidados. Com isso, consegue apresentar um feedback real de mercado.

Alguns fatores devem ser avaliados para execução dos testes A/B em landing pages, confira algumas dicas abaixo:

Headline (título):

É importante experimentar diversas formas de comunicação. Qual título transmite melhor sua idéia? Qual título desperta mais o interesse do seu consumidor?

Call to Action (botões para conversões):

Uma outra boa ideia é testar localização dos botões na página. Os botões conseguem se destacar no layout da sua landing page? O tamanho é grande o suficiente para fácil visualização? O texto do rótulo é convincente para estimular uma conversão?

Campos do Formulários:

Quais campos são realmente necessários para qualificar o lead? Qual o número de campos que os usuários estão dispostos a preencher? Estão descritos de maneira clara, de forma que o usuário não fique confuso? O tamanho do campo permite uma visualização rápida?

Layout da Página:

A disposição dos elementos na página altera a taxa de conversões? As imagens e vídeos estão posicionados em destaque? Imagens/Vídeos auxiliam na comunicação ou distraem os visitantes?

Indicadores de Confiabilidade:

Depoimentos de outros clientes ajudam a converter mais leads. Selos de segurança transmitem mais confiança ao usuário e podem ajudar nas conversões?

A listagem não acaba por aqui, citamos apenas alguns exemplos. Existem inúmeras possibilidades de testes, dependendo da sua estratégia e do seu público-alvo. Seguindo essas dicas você pode iniciar os seus próprios Testes A/B.


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

Assistente de Marketing na Sigu Marketing Digital. Comunicóloga de formação, atua desde 2008 na área de marketing e afins.

Comentários: