Confira tudo sobre o novo visual do Facebook!

Confira tudo sobre o novo visual do Facebook!

Confira tudo sobre o novo visual do Facebook!

Alguns de vocês já devem ter acordado e reparado que sua conta do Facebook anda um pouco diferente. Desde o início de Março, o Facebook vem implementando uma reforma gráfica para simplificar sua interface para navegadores.

Quase um ano atrás, o Facebook habilitou uma versão redesenhada do Feed de Notícias para uma fração do seu bilhão de usuários. A interface possuia um visual estranho, com uma barra de navegação vertical e fotos grandes, no estilo Tumblr. Foi um desastre. Os poucos sorteados com esse novo design odiaram a alteração e o Facebook cancelou todo o projeto.

Deu ruim



Desta vez, o Facebook aprende com os seus erros e traz uma interface com cara de nova, mas respeitando o que aprendemos a gostar do modelo atual.
Além de um fundo um pouco mais escuro, o Facebook irá mudar a tipografia da rede (Helvetica para Macs e Arial para Windows) e também aumentar o espaço para as fotografias.
Confira abaixo a comparação entre a nova interface e a velha, respectivamente:

Facebook Novo

 

Facebook Antigo

 

"Você não precisa reaprender tudo de novo", disse Greg Marra - Gerente de Produto do Facebook - em defesa ao novo redesign. O posicionamento e o aspecto de alguns ícones também foram redesenhados (principalmente na barra do topo) e as postagens também passam a aparecer no aspecto de "cartas" (como já ocorre no Google+ e no aplicativo mobile do próprio Facebook).

Novo Visual para Fanpages

E a mudança não irá se limitar apenas ao Feed de Notícias dos usuários do Facebook. Como muitos Social Medias já devem ter notado por agora, as Fanpages também irão ser reformuladas. 
E as mudanças aqui serão um pouco menos sutis. Entre as atualizações que foram informadas pelo Facebook, estão o agrupamento dos posts em uma coluna única (ao contrário das colunas duplas presentes hoje), com informações sobre a fanpage na coluna da esquerda. 

Novas Fanpages

 
O novo layout também trará uma janela com informações como novas curtidas, alcance, notificações e anúncios. As dimensões e proporções das imagens também serão modificadas. Além de novas dimensões para a capa, saem as imagens quadradas da timeline atual para dar espaço ao formato retangular (já existente nos perfis pessoais).
Por fim, o Facebook também promoteu um novo recurso: "Pages to Watch" será uma ferramenta que permite criar uma lista de páginas como a sua, para que possam ser monitoradas e o desempenho e performance entre elas ser acompanhado.

 

Conclusão

O Facebook enfim aprendeu que não deve se mexer demais em uma rede com 1,2 bilhões de usuários. Mudanças seguras e sutis que não alteram drasticamente a experiência do usuário (apenas aprimoram) parece ser o melhor caminho para evitar o fracasso. A nova interface remete um pouco ao layout de 2012, mas o moderniza sem precisar inventar demais.
Para fanpages, mesmo com alterações mais severas em seu escopo o Facebook revela uma preocupação em tornar sua interface similar à dos perfis pessoais existentes. A decisão pode tanto confundir os usuários na diferenciação entre uma coisa e outra, quanto tornar as fanpages mais receptivas, uma vez que se assemelham ao perfil do Facebook dos seus amigos e familiares.

Os usuários estão tendo as suas contas atualizadas para a nova versão aos poucos. Segundo o Facebook, as mudanças serão obrigatórias e devem ocorrer para todos os usuários até o início do mês de Abril.

Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

Atua na área de Design, voltada para publicidade e marketing desde 2005, tendo seu foco voltado nos 6 últimos anos para a área de Internet, Websites e mídias sociais. Sócio e Diretor de Criação e Mídias Sociais da Sigu Marketing Digital, desenvolvendo interfaces gráficas e estratégias de comunicação integradas para internet e gestão de redes sociais. 

Comentários: