10 Ferramentas essenciais para análise de sites e redes sociais - Parte 01

10 Ferramentas essenciais para análise de sites e redes sociais - Parte 01

10 Ferramentas essenciais para análise de sites e redes sociais - Parte 01

Recentemente, publicamos aqui no Blog do Pinguim a importância de analisar corretamente o site da sua empresa, no artigo de hoje iremos iniciar uma lista de 10 ferramentas essenciais para monitorar e analisar corretamente não apenas o seu site, mas as redes sociais utilizadas pela sua empresa na busca de excelentes resultados na internet.

Confira as 5 primeiras ferramentas abaixo:

1. Google Analytics

Google Analytics

A primeira ferramenta recomendada não poderia ser outra, o Google Analytics é a ferramenta mais importante para analisar e monitorar se as suas estratégias de marketing digital estão gerando resultados de verdade. Com o uso correto do Google Analytics você pode identificar os produtos ou serviços mais procurados pelo seu público, avaliar páginas que estão com baixo desempenho em termos de velocidade ou qualidade de acesso, analisar de onde vem os visitantes do seu site e das suas landing pages e muito mais. Use e abuse de todo o poder do Google Analytics.

Principal Benefício: O Google Analytics é gratuito e integrado com a maior ferramenta de links patrocinados da internet, o Google Adwords. Isso permite aos profissionais de marketing avaliar de forma qualificada todo o tráfego dos seus sites e landing pages e otimizá-los sempre que necessário.

Principal Desvantagem: Alguns programas de publicidade podem bloquear o código de rastreamento do Google Analytics, na prática isso significa que os dados de alguns visitantes podem ser mascarados para a ferramenta.

Saiba Mais: www.google.com/analytics

2. Moz Analytics

Moz Analytics

A Moz.com é uma das principais empresas quando o assunto é Search Engine Marketing (SEM), em português Marketing de Otimização em Buscadores, e oferece um pacote completo para análise de páginas na internet. O Moz Analytics ajuda a sua empresa a monitorar estratégias de marketing nos mecanismos de busca, nas redes sociais, a atividade da sua marca na internet, links e marketing de conteúdo, tudo isso em apenas uma ferramenta.

Principal Benefício: O Moz Analytics possui algumas das melhores ferramentas no mercado para gerenciamento e análise de links. Com este pacote você pode realmente obter muitas informações sobre como otimizar as suas campanhas de SEO (Otimização de Sites par Mecanismos de Busca).

Principal Desvantagem: O Moz Analytics, atualmente, não monitora o tráfego das suas páginas na internet. Por este motivo, será necessário utilizar o Google Analytics para monitoramento do tráfego e análise dos visitantes.

Saiba Mais: www.moz.com/products

3. TrueSocial Metrics

TrueSocial Metrics

Se você está procurando por uma ferramenta para lhe auxiliar especificamente com métricas sobre as redes sociais da sua empresa, o TrueSocial Metrics é uma excelente opção. O TrueSocial Metrics ajuda a calcular o retorno sobre os investimentos (ROI) em ações utilizando as redes sociais.

Principal Benefício: Ajuda a identificar de forma simplificada quais os assuntos mais interessam ao seu público-alvo nas redes sociais. Isso permite que você conheça qual tipo de conteúdo trará mais retorno nas mídias sociais utilizadas.

Principal Desvantagem: O relatório gratuito é muito simplório, se você tiver interesse em monitorar de forma otimizada as suas estratégias nas redes sociais terá que pagar por isso.

Saiba Mais: www.truesocialmetrics.com

4. Clicky

Clicky

Quando o assunto é análise de sites o Clicky é uma das poucas ferramentas que realmente concorrem com o Google Analytics. Inclusive, toda a análise de dados no Clicky é realizada em tempo real, não é necessário esperar para gerar os relatórios que você precisa.

Principal Benefício: O Clicky exibe os dados individuais de cada visitante e as ações que ele realizou no seu site. Isso ajuda a definir quem são as pessoas que estão interessadas nos seus produtos através de diversos tipos de dados demográficos.

Principal Desvantagem: Os dados disponibilizados são impressionantes, porém a curva de aprendizado para utilização correta do sistema é um pouco alta, a interface não é nem um pouco amigável.

Saiba Mais: www.clicky.com

5. KISSmetrics

KISSmetrics

O KISSmetrics permite que você conheça tudo o que os seus visitantes estão fazendo no seu site, antes, durante e depois de uma compra. O Google Analytics pode dizer o que está acontecendo no seu site, porém o KISSmetrics lhe informa quem está fazendo e quando.

Principal Benefício: O funil de dados da ferramenta ajuda a identificar os pontos fortes e fracos do seu site, permitindo que você faça os ajustes necessários para melhorar o desempenho das páginas e aumentar o número de conversões.

Principal Desvantagem: As informações sobre o tráfego de visitantes não é tão robusta quanto a do Google Analytics, então nós sugerimos que você continue usando o Google Analytics em conjunto com o KISSMetrics.

Saiba Mais: www.kissmetrics.com

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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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