Novidade no Facebook - Conheça a nova forma de fazer anúncios!

Novidade no Facebook - Conheça a nova forma de fazer anúncios!

Novidade no Facebook - Conheça a nova forma de fazer anúncios!

Qualquer entusiasta de redes sociais já sabe: O Facebook é uma rede em constante reformulação. Seus desenvolvedores criam, testam e implementam novidades para a experiência do usuário com uma constância quase mensal. Algumas mudanças são sutis como um ícone ou botão diferente, já outras tem maior peso, como reformular seu algoritmo de alcance ou a mais recente nova estrutura das campanhas de Facebook.

Acabou de sair no blog do Facebook para Empresas: "No dia 4 de março, vamos lançar uma nova estrutura de campanhas que vai tornar mais fácil a organização, otimização e mensuração de seus anúncios".

As mudanças se referem ao sistema de Links Patrocinados da rede (Facebook Ads), que até hoje eram organizadas em dois pontos: Campanhas e Anúncios. De uma forma simples, você criava uma campanha com um objetivo, orçamento e segmentação gerais e cada campanha poderia ter múltiplos anúncios - que eram o conteúdo visual desta campanha (que chega até você, usuário da rede).

A alteração da rede propõe organizar um pouco melhor a estrutura do Facebook Ads, criando os Conjuntos de Anúncios, uma etapa intermediária no processo atual, que reorganiza as funções para as duas já existentes.

Da nova forma, as Campanhas serão responsáveis por um aspecto geral, o Objetivo de Marketing (Cliques para site, curtidas na Fanpage, etc). Dentro de cada campanha, você criará os Conjuntos de Anúncios, cada um com seu orçamento, cronograma e target. Por fim, cada conjunto de anúncio terá os seus Anúncios, que, como hoje, serão focados no conteúdo da publicidade (imagem, texto, link, etc). 

O objetivo do Facebook é otimizar a entrega de cada anúncio com esta alteração.

Entenda melhor:

Imagine que você possui uma pequena loja de roupas em Salvador, e deseja com o Facebook:

1. Aumentar as visitas para o seu site;

2. Exibir suas coleções para mais pessoas dentro do seu público-alvo;

3. Realizar ofertas semanais; 

O primeiro passo será criar uma campanha para cada um dos objetivos acima. Em seguida, você irá desenvolver Conjuntos de Anúncios para cada público específico, ex. Um para pessoas perto de sua loja, outro para homens de 25-30 anos e outro para mulheres de 20-40 anos que gostam de "moda", cada um com seus respectivos orçamentos. 

Uma vez definidos, entram os Anúncios (dentro de cada conjunto) com uma imagem e textos voltados para cada público. Você ainda pode (e deve) crair múltiplos anúncios para cada Conjunto de Anúncios para fins de testes A/B.

Disponível em todo o Mundo

Diferente da maioria das atualizações do Facebook, esta está prevista para ser disponibilizada em todo o mundo de imediato. Segundo o Facebook, "você continuará com acesso a seus dados históricos para qualquer Campanha ou Anúncio já criados. Não é necessário pausar suas campanhas durante a migração".

Conclusão

As alterações realmente visam otimizar a estrutura do Facebook Ads e tornar a experiência do usuário mais organizada e precisa. Não houve uma alteração drástica, apenas uma reorganização das etapas, tornando o processo mais claro e intuitivo para o Social Media. Ou seja, a nova alteração do Facebook irá lhe permitir ter uma noção mais clara sobre o desempenho dos seus anúncios, deixando menos margem para a interpretação: Qual objetivo me traz mais resultado? Qual público-alvo adere melhor a este objetivo? Qual anúncio está performando melhor para este público? 

Ponto para o Facebook.


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Autor:

Atua na área de Design, voltada para publicidade e marketing desde 2005, tendo seu foco voltado nos 6 últimos anos para a área de Internet, Websites e mídias sociais. Sócio e Diretor de Criação e Mídias Sociais da Sigu Marketing Digital, desenvolvendo interfaces gráficas e estratégias de comunicação integradas para internet e gestão de redes sociais. 

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